UTILIDADES - Minuto Maçônico

190 - LUZES 2º

1º - São também denominadas Luzes, além daquelas que servem para iluminar a Loja, isto é, as Luzes ornamentais, as chamadas estrelas e aquelas que, como o Candelabro de Sete Braços, fazem parte da Liturgia dos Altos Graus e cujo número e disposição difere, segundo os ritos e os graus que são as Luzes Litúrgicas.

2º - Na Maçonaria inglesa, as Luzes Maiores são a Bíblia, o Esquadro e o Compasso, e as Luzes Menores, os três castiçais com velas, representando as três ordens de arquitetura e, por isso mesmo, o Venerável, o Primeiro Vigilante e o Segundo Vigilante.

3º - As três luzes, equivalente aos três principais oficiais, referem-se, indubitavelmente, às três estações do sol – o seu levante no Leste, o seu meridiano no Sul e o seu ocaso no Oeste; e assim o seu simbolismo, como representação simbólica do mundo, continua a ser preservado.

4º - O uso simbólico das três luzes menores é muito antigo, podendo ser encontrado nas mais primitivas instruções do século XVIII.

5º - As três janelas colocadas no painel da Loja no Oriente, no Sul e no Ocidente, eram chamadas nos velhos Rituais ingleses "Luzes Fixas", dizendo-se que "serviam para iluminar o homem e o seu trabalho".

Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores