UTILIDADES - Minuto Maçônico

84 - O COMPASSO 1º

1º - O Compasso é um dos instrumentos de trabalho e um dos atributos da Maçonaria. Entrelaçado ao Esquadro, ele é usado como o emblema da Ordem maçônica.
2º - O uso simbólico do compasso é de grande antigüidade, sendo de certa forma circunscrito à Maçonaria. Na antiga China, sugeria ordem, regularidade e propriedade; as referências são abundantes na literatura medieval, aparecendo no brasão dos Maçons operativos.
3º - O Compasso é retidão, harmonia e compreensão da Lei e de uma realidade superior. É a moderação dos nossos desejos, a compreensão e o conhecimento da verdade, estabelecendo as perfeitas relações entre as coisas.
4º - O Compasso descreve círculos que se dirigem aos céus, dos quais descem as influências fecundantes. De fato, o Compasso é um símbolo masculino e representa a Potência geradora ou a Energia criadora da Divindade.
5º - O Absoluto e o relativo acham-se representados pela ação do Compasso, que, por si mesmo, oferece a figura da dualidade (hastes) e da União (cabeça do Compasso).


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores