UTILIDADES - Minuto Maçônico

191 - JERUSALÉM

1º - Palavra que se escreve, em grego, Hierosolyma e que, na sua forma hebraica, Yarasalém ou Yarahsalém, significa "morada da paz", da raiz yara, ou "visão da paz", se a raiz for yarah. Situada a 33 milhas do Mediterrâneo.

2º - Supõe-se que foi Salém, mencionada nas Escrituras, cidade sobre a qual reinava Melquisedeque. Antes de Daví, chamava-se, porém, Jebus, tendo sido conquistada por este rei aos jebusitas e fortificada. No reinado de Salomão, Jerusalém tornou-se, pela construção do Templo e do palácio real, o centro da nação judaica.

3º - Depois da separação das dez tribos de Israel, sofreu, durante três séculos, as invasões sucessivas dos egípcios, dos filisteus e das tribos árabes. Assolada pelos assírios que queimaram o templo. (587 A.C.)

4º - Durante a Idade Média era considerada como o centro do mundo. "O umbigo da terra". Acha-se ligada com a história da Maçonaria Operativa como com os Altos Graus.

5º - Esta cidade tornou-se memorável na história da Maçonaria não somente como lugar em que foi erigido o Templo de Salomão, mas também por ser o lugar em que foi crucificado Jesus Cristo.

Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores