UTILIDADES - Minuto Maçônico

91 - O ESQUADRO

1º - Instrumento de desenho em forma de ângulo reto cuja origem é antiqüíssima. Símbolo da Retidão, o Esquadro exprime que o homem deve sujeitar todas as suas ações a essa qualidade, constituindo a virtude que deve existir em todo homem de bem.
2º - O Esquadro é uma das seis jóias da Loja e a primeira das três chamadas móveis, e figura em todos os graus da Maçonaria como um dos emblemas mais eloqüentes.
3º - Símbolo da Terra, onde se desencadeiam as paixões humanas, o Esquadro relaciona-se com a Matéria, que simboliza, retifica e ordena, representando, de um lado, a ação do Homem sobre a Matéria, e do outro, a ação do Homem sobre si mesmo.
4º - Sempre à vista do Maçom, o Esquadro lembra-lhe constantemente a obrigação que tem de desprender-se das coisas materiais e das preocupações vulgares para enveredar pelo caminho mais reto da Equidade e da Justiça.
5º - Simbolizando a Equidade e a Justiça, por isso, constitui a jóia do Venerável Mestre, porque este deve ser o Maçom mais reto, justo e eqüitativo da Loja.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores