UTILIDADES - Minuto Maçônico

129 - INICIAÇÃO

1º - Iniciação é a ação ou o efeito de iniciar ou de iniciar-se, ação ou efeito de dar ou receber a noção ou conhecimento de coisas desconhecidas.
2º - Havia duas espécies de iniciação, denominadas pequenos e grandes mistérios. A primeira comportava apenas um apanhado sintético das ciências elementares e dos princípios gerais pouco definidos no Ocultismo. A Segunda, a iniciação aos grandes mistérios, era chamada a Grande Iniciação, ou simplesmente a Iniciação.
3º - Entre os primitivos, a iniciação se processava na época da puberdade e o adolescente, que até então vivia entre as mulheres e as crianças (mundo profano), depois de ser submetido a severíssimas provas e privações, era admitido ao convívio dos adultos, ou seja, dos guerreiros reunidos formando uma sociedade secreta.
4º - Posteriormente, durante a Antigüidade, a iniciação transformou-se numa espécie de educação gradual, na qual o discípulo, inicialmente instruído de suas possibilidades, por meio de uma exposição dogmática e ainda hipotética, desenvolvia em si, por seus próprios esforços, faculdades transcendentes, das quais possui o germe.
5º - Se a iniciação é uma, os processos empregados são múltiplos e é a estes que se relacionam os vários "sistemas" iniciáticos conhecidos sob o nome de “Ciências Secretas”, como também os "mistérios" da antigüidade e os vários Ritos das "Sociedades Iniciáticas" que existiram e ainda existem em nossos dias.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores