UTILIDADES - Minuto Maçônico

132 - PROVAS

1º - As provas são uma tradição que remonta aos primeiros dias da civilização. Teve início, quando se pretendeu experimentar as condições de resistência e o valor físico dos adolescentes, na época da puberdade, antes de admiti-los no número dos guerreiros da tribo.
2º - As sociedades de mistérios da antigüidade continuaram esta tradição, submetendo os profanos além de a provas de resistência e coragem a outras em que deviam demonstrar as suas qualidades morais e intelectuais.
3º - Durante o século XVIII, as provas de recepção na Maçonaria eram simples trotes, durante as quais os membros da Loja se divertiam à custa dos candidatos.
4º - Este ritual foi enriquecendo, posteriormente, à medida que o cerimonial maçônico foi evoluindo com o acréscimo das tradições iniciáticas da antigüidade, principalmente egípcia.
5º - Foi assim que se fez passar os candidatos pelas provas da terra, do ar, da água e do fogo, durante as quais lhes são transmitidos os ensinamentos fundamentais da Instituição maçônica.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores