UTILIDADES - Minuto Maçônico

133 - ESPERANÇA

1º - Uma das virtudes recomendadas aos Maçons, a Esperança é também uma das que formam a Escada de Jacó, sendo elas particularmente estudadas no grau de Rosa-cruz.
2º - Segundo a fábula, a Esperança era uma divindade que se supunha irmã do Sol e de Marte, porque o primeiro alivia e consola as penas, e o segundo põe termo às mesmas. Ficou só na Caixa de Pandora, para mostrar que a “Esperança é a última que morre”.
3º - Dois pecados são igualmente opostos à Esperança: a presunção que faz que o homem conte consigo e não com a graça divina, e o desespero, que consiste, para o pecador, em duvidar da bondade infinita de Deus.
4º - A Esperança é a segunda das virtudes teologais, aquela que nos faz esperar de Deus, com firme confiança, pelos méritos de Jesus Cristo, a graça durante a vida, o céu depois da morte.
5º - A Esperança é, pois, o resultado da Fé e da Caridade... A natureza faz dela um sentimento, a mitologia, uma divindade, e a religião uma virtude”. Entre os modernos, o seu emblema é uma âncora ou arco-íris, e a sua cor é verde.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores