UTILIDADES - Minuto Maçônico

134 - TRIÂNGULO

1º - Figura geométrica compreendendo três ângulos e três lados. Os triângulos acham-se repartidos em duas grandes famílias: os triângulos isósceles (de isos, igual e ekelos, perna), isto é, os que têm os dois lados iguais; e os triângulos escalenos (skalenos, desigual), que possuem três lados desiguais.
2º - "Platão expulsou a medida da geometria, substituindo-a pela Magia; o triângulo eqüilátero tornou-se a forma elementar da terra; o triângulo retângulo o espírito da água; o triângulo escaleno, o espírito do ar e o triângulo isósceles o fogo elementar".(Jules Boucher)
3º - Atualmente, o Triângulo é o símbolo do poder e o emblema dos homens livres, manifestando o elemento psíquico divino.
4º - Em Maçonaria, os operativos adotaram o triângulo como símbolo da Santa Trindade, símbolo este que permaneceu entre os especulativos.
5º - Em Maçonaria hermética, o triângulo tornou-se o símbolo dos quatro elementos. Assim, um triângulo com o vértice para cima, representa o Fogo; com o vértice para baixo, a Água; um triângulo com o vértice para cima, cortado por uma linha horizontal, representa o Ar, enquanto aquele que tem o vértice para baixo e é cortado pela mesma linha horizontal representa a Terra.

Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores