UTILIDADES - Minuto Maçônico

138 - TRIÂNGULO RETÂNGULO

1º - O triângulo retângulo tem um ângulo de 90º denominado ângulo reto, podendo, segundo as dimensões dadas aos seus lados, ser isósceles ou escaleno.
2º - O triângulo, chamado de Pitágoras, é um triângulo retângulo, cujos lados têm a relação de 3 e 4, o que obrigatoriamente daria 5 à hipotenusa.
3º - O triângulo retângulo é uma forma diferente desta figura (o triângulo eqüilátero) que merece atenção. Entre os egípcios, foi o símbolo da natureza universal; a base representava Osíris, ou o princípio macho; a perpendicular, Ísis, ou o princípio feminino, e a hipotenusa, Horus, seu filho, ou o produto dos princípios macho e fêmea.
4º - Por ter os seus lados desiguais, é também emblemático do imperfeito e trino caráter humano, em que os atributos Vontade – Amor - Inteligência se manifestam e atuam desequilibradamente.
5º - A Alma tem por missão equilibrá-los e aperfeiçoá-los, de sorte a transformar o seu caráter num triângulo eqüilátero, perfeito como o Delta maçônico, isto é, um reflexo do divino Triângulo eqüilátero, símbolo do Altíssimo manifestado plena e harmonicamente como Pai – Filho – Espírito Santo em Seu universo.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores