UTILIDADES - Minuto Maçônico

140 - DEÍSTA

1º - Sistema ou atitude dos que, rejeitando toda espécie de revelação divina e, portanto, a autoridade de qualquer Igreja, aceitam, todavia, a existência de um Deus, destituído de atributos morais e intelectuais, e que poderá ou não haver influído na criação do Universo. (Dic. Aurélio)
2º - Tem esse termo dois usos comuns. Para alguns, Deus não tem uma relação imediata com o mundo, razão pela qual é inútil pedir-lhe ação através de súplicas.
3º - Outra concepção afirma a existência de Deus, autor da natureza, não, porém, providente, sem atributos morais, e que não é merecedor de um culto especial, nem se manifestou ao homem pela revelação.
4º - "Em um primeiro sentido, este termo designa a crença em Deus, mas em um segundo sentido, muito diferente, um sistema metafísico próprio, o qual opunha a “religião natural” à religião revelada, e mais especialmente ao cristianismo". (Alec Mellor)
5º - A Maçonaria tradicional tem o teísmo como religião fundamental, ao qual são acrescentadas as doutrinas particulares ao credo de cada um de seus adeptos.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores