UTILIDADES - Minuto Maçônico

166 - EMBLEMA MAÇÔNICO

1º - O Esquadro que é o emblema da moralidade; o Prumo que traduz a retidão da conduta e o Nível que simboliza a igualdade da condição humana.
2º - "O Emblema Maçônico, usado pelos Maçons para se distinguirem, é o Esquadro enlaçado com o Compasso. De acordo com a definição acima, diremos que o Emblema Maçônico é o todo da Maçonaria; é a sua essência; é a manifestação de seus sublimes princípios".(Mackey)
3º - Para um Maçom, o uso do Emblema tem altos significados. Recorda-nos os instrumentos que nos levaram a medir nossos atos, circunscrever nossos desejos, e a manter nossas paixões dentro dos limites devidos para com a Humanidade.
4º - Observamos, como dói, que haja Maçons que ostentam, com orgulho, o Emblema Maçônico e, no entanto, por fraqueza inata no homem ou por circunstâncias outras, abrigam o vício e a corrupção e conservam os mesmos hábitos profanos que, sobre não condizerem com sua qualidade de Maçons, também mancham a boa reputação de nossa Instituição.
5º - O uso do Emblema Maçônico tem, pois, um significado mais nobre. Significa HONRA e DESCRÉDITO. HONRA, se ao ostentá-lo, justificamos conhecer seu inestimável valor e nos impomos o cumprimento dos deveres solenemente jurados. DESCRÉDITO se o usamos com fins ambiciosos e egoístas.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores