UTILIDADES - Minuto Maçônico

168 - DIÁCONO

1º - Na Maçonaria, é um cargo exercido nas Lojas do rito de York e do REAA por dois oficiais, cuja função é transmitir as ordens das Luzes aos Irmãos e cumprir determinadas cerimônias.
2º - O primeiro Diácono senta-se próximo e à direita do Venerável, que põe em comunicação com o 1º Vigilante. O segundo Diácono coloca-se ao lado e à direita do 1º Vigilante para transmitir as suas ordens ao 2º Vigilante e aos demais membros da Loja.
3º - Este cargo teve início na Inglaterra com atribuições de mensageiro, pois, na Maçonaria operativa escocesa, esta denominação era aplicada ao Oficial chefe (Venerável). Era assim chamado na Mãe-Loja de Kilwinning de 1735.
4º - Os Antigos tinham este cargo desde o início de suas atividades, e uma de suas queixas contra a GL dos Modernos era a ausência de Diáconos entre os oficiais das Lojas.
5º - Os Diáconos, no seu sentido atual, funcionaram na Irlanda desde 1726, mas na Inglaterra só entraram em função, praticamente a partir da criação da Loja de Promulgação, 1809-1811, entre os Modernos, pois até aquela época, as suas funções eram preenchidas pelos stewards.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores