UTILIDADES - Minuto Maçônico

174 - CAPACIDADE MAÇÔNICA

1º - A necessidade em que alguém se encontra, quando se dedica ao estudo de uma ciência, de se tornar competente nas instruções elementares antes de poder esperar alcançar e compreender os seus ramos mais elevados, é tão evidente de per si que dispensa argumentos.
2º - Mas como a Maçonaria especulativa é uma ciência, é igualmente necessário que para a admissão a um grau superior exista também a indispensável condição de adequada capacidade no grau anterior.
3º - É bem verdade que não encontramos, em palavras expressas nas Antigas Constituições, qualquer regulamento exigindo capacidade como preliminar para a promoção, mas todo o seu espírito é evidente em tal sentido.
4º - A moderna constituição da GLU de Inglaterra estabelece que nenhuma Loja poderá conferir um grau superior a um irmão até que ele tenha passado por um exame em Loja aberta, no grau anterior, e muitas Grandes Lojas adotaram uma regulamentação semelhante.
5º - O ritual de todos os graus simbólicos, e, naturalmente, dos Altos Graus, e também de todos os Ritos, faz a imperativa pergunta se o candidato tem capacidade conveniente no grau anterior, sendo exigida resposta afirmativa antes de se proceder aos ritos de iniciação.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores