UTILIDADES - Minuto Maçônico

203 - LENDA

1º -Tradição oral ou narrativa escrita de ações praticadas por santos ou por heróis, segundo a fantasia popular. A palavra lenda aplica-se a toda narrativa não autêntica que é ou se dá por fundada, em parte pelo menos, sobre a realidade dos fatos.
2º - A lenda pode ser criada por um espírito místico ou poético em comunhão com as massas populares; mas é, as mais das vezes, a própria eclosão da imaginação inconsciente dessas massas.
3º - Estas lendas da Maçonaria constam dos pergaminhos que chegaram até nós e são conhecidos sob a denominação de Antigos Deveres ou “Old Charges”.
4º - Também pode-se definir como sendo lenda, um relato simbólico ou alegórico de certas verdades, leis ou fatos da natureza, porém que no geral requerem uma chave para sua exata interpretação.
5º - As principais lendas maçônicas são a da construção do Templo Maçônico pelos Aprendizes, Companheiros e Mestres sob a égide e direção do Grande Arquiteto, e a da criação do Obreiro perfeito, o Mestre-Maçom, como uma alegoria da perpétua Obra Divina da construção do Universo por uma hierarquia de servidores e do aperfeiçoamento do ser humano.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores