UTILIDADES - Minuto Maçônico

204 - JESUÍTAS

1º - Nome dado aos membros da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loiola em 1534. Tinha por finalidade combater a heresia, converter os infiéis e educar a juventude. Além dos votos comuns a todos os religiosos, de pobreza, castidade e obediência, parte dos jesuítas, denominados professos, pronunciavam o voto particular de obediência ao Papa acerca das Missões.
2º - Esta Ordem muito discutida, tornou-se o maior adversário da Maçonaria que combateu por todos os meios, por causa da oposição de suas concepções filosóficas com as da Ordem maçônica. De fato, a Maçonaria prefere incentivar a pesquisa da Verdade entre os seus membros sem, contudo, intrometer-se em sua fé.
3º - Como era natural, surgiu, desde o século XVIII, profundo anti-jesuitismo entre os Maçons, desenvolvendo-se o tema de sua infiltração na Maçonaria para desorganizá-la, com a criação de Ritos e graus que constituíam uma adulteração da Ordem.
4º - Desde 1925, o Padre Berteloot tinha-se interessado ao assunto Maçonaria sobre o qual escreveu vários livros, o último dos quais, em 1952, narrava a profunda amizade que o ligava a Albert Lantoine, historiador Maçom, Venerável da Loja "Le Portique", e membro do Supremo conselho do REAA.
5º - O Cardeal Verdier, Arcebispo de Paris, o Padre Gillet, Superior dos dominicanos, o Cardeal Baudrillart, escreveram ao ilustre Maçom em termos de grande simpatia e o próprio Papa julgou a carta cheia de boa vontade.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores