UTILIDADES - Minuto Maçônico

205 - UNIDADE

1º - É a qualidade do que é único, sendo a unidade atributo do Absoluto considerado num sentido sintético; ela é o princípio da individualidade e conseqüentemente da divisão quando considerada no seu sentido analítico.
2º - A Doutrina na Unidade é o supremo ensinamento do ocultismo; é a compreensão da imutável e infinita consciência, síntese de todas as consciências particulares.
3º - Este termo eminente para o qual se dirige toda filosofia, esta necessidade imperiosa do espírito humano, este pivô ao qual está obrigado a ligar o feixe de suas idéias; a unidade, esta fonte, este centro de toda ordem sistemática, este princípio de vida, este foco desconhecido em sua essência, porém manifesto em seus efeitos.
4º - A unidade, este nó sublime ao qual se liga, necessariamente, a cadeia das causas, foi a augusta noção para a qual convergiram todas as idéias de Pitágoras.
5º - Pitágoras e os sábios da antigüidade concordaram em reconhecer uma causa primeira e única (material e espiritual) da existência do universo, daí, a unidade tornou-se símbolo da Divindade suprema.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores