UTILIDADES - Minuto Maçônico

200 - DEUS

1º - É o Ser Supremo admitido em todas as religiões. É a Existência Suprema, superior, Criadora e Indefinível, cujo estudo constitui uma das bases da Maçonaria e ao qual os Maçons dão a denominação de Grande Arquiteto do Universo.

2º - Em geral, ninguém parece importar-se quanto à natureza desse Deus em que se afirma acreditar. Será Ele o Deus pessoal das religiões reveladas, ou o Deus Ideal que as filosofias apresentam em sistemas abandonados ou vigentes?

3º - Embora incapaz de defini-lo, de abarcá-lo, de apreendê-lo, o homem intui a presença de um Ser Supremo, e a necessidade de um Demiurgo chega a se impor à sua razão, como se fora através dos sentidos.

4º - Sem dúvida, o estudo de Deus deve constituir um dos deveres do Maçom, pois que sem o exame acurado deste tema transcendental, ele se arrisca a permanecer nos mais baixos degraus, também arriscando o seu equilíbrio e a sua felicidade.

5º - O imortal Pitágoras assim o definiu em linguagem bem maçônica: "Deus é a ordem e a harmonia, graças à qual existe e conserva-se o Universo".

Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores