UTILIDADES - Minuto Maçônico

211 - FOGO

1º - O Fogo é o mais útil dos quatro elementos, princípio ativo, germe e origem da geração, o mais puro, animador e macho (por oposição a água) e fonte de energia. Do ponto de vista hermético, o fogo possui as qualidades quente e seca, que correspondem ao verão, ao meio-dia, à cor vermelha, ao sabor ardente.
2º - Desde os tempos mais recuados da humanidade, o Fogo tem sido adorado por todos os povos, como símbolo da vida ou da força animadora, seja diretamente como fogo aceso, seja como Sol.
3º - Os antigos o conservavam cuidadosamente em seus templos; entre os persas e os arias era objeto de adoração. Os romanos rendiam culto e adoração a Vesta, deusa do Fogo, considerando o seu apagamento como o mais funesto dos presságios.
4º - Tamanho era o respeito que se tinha pelo Fogo que os antigos gregos e romanos não cometiam nenhuma ação culpável diante dele. O Fogo identificava um lar ou uma família e representava os antepassados.
5º - Manifestado nas três chamas em volta do Altar dos Juramentos, elas significam Sabedoria, Força e Beleza, que são os três elementos fundamentais do trabalho maçônico, pois representam os três atributos da divindade que sustentam o Universo e também a Loja. (Algumas Obediências não usam)


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores