UTILIDADES - Minuto Maçônico

216 - YORK

1º - Uma antiga cidade da Inglaterra, conhecida entre os romanos como Eboracum. Até metade do século XVIII, York foi considerada a capital do norte da Inglaterra e a segunda cidade daquele país.
2º - A história lendária da Maçonaria faz referência a esta cidade, na qual se teria realizado, no ano 926, uma pretensa Assembléia Geral dos Maçons.
3º - Segundo os anais maçônicos, foi edificada pelas sociedades de construtores, ou Colégios, que acompanhavam as legiões romanas e converteram essa cidade num centro das famosas Confrarias de construtores.
4º - Diz Alec Mellor: “Subsiste uma certa incerteza a respeito do que foi o seu ritual, ainda que numerosas Lojas americanas se dizem hoje do “Rito de York”, o qual permanece em vigor nos EUA,
supondo-se, pelo menos, que a denominação corresponda à verdade".
5º - A história da Maçonaria registra, todavia, que em 1705 várias Lojas do Yorkshire reuniram-se em federação e, em 1725, constituíram-se em Grandes Lojas como aquela fundada em Londres em 1717. Reivindicando maior antigüidade, esta federação assumiu a denominação de “Grande Loja para toda a Inglaterra reunida em York”, pretendendo remontar ao ano 926.
Nota: (A Trolha) O Rito de York abriga em torno de sete tipos de Rituais que muito se assemelham entre si cujas práticas variam de acordo com as regiões na Inglaterra. São eles: o Emulation, o Logic, o Taylor’s; o Alfaiate; o Bristol, o Stability e o West End.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores