UTILIDADES - Minuto Maçônico

227 - COLUNETAS DOS ALTARES

São três as colunas que sustentam uma Loja de aprendiz, a Sabedoria, a Força e a Beleza. Nos Trabalhos são representadas pelas luzes, que são o Venerável Mestre e os Vigilantes.

Elas também representam a Sabedoria e a Justiça do rei Salomão, a força de Hiram, rei de Tiro, que proveu de mão de obra à construção do Templo de Salomão e a beleza de Hiram Abif, arquiteto do Templo. Em nossos Templos também são representadas por três colunetas, sobre os Tronos das Luzes, sendo cada uma de uma ordem arquitetônica da Grécia antiga.

A coluna da ordem Jônica é esbelta tem uma base e um capitel bem trabalhados, mas não muito rebuscada, representando assim a Sabedoria. Essa é a coluna do altar do Venerável Mestre, personificação da Sabedoria e do Rei Salomão em Loja.

A coluna da ordem Dórica é a mais forte, não tem base e o seu capitel é simples e de alta praticidade, não tendo adornos não serve para decoração, portanto representa a Força do homem, por isso é a coluna do altar do 1º Vigilante, responsável pela Coluna da Força, a coluna de Hiram - Rei de Tiro.

A coluna da ordem Coríntia, com um capitel bem decorado e de maior beleza plástica é a representação da beleza, é a coluna do altar do 2° Vigilante, responsável pela Coluna da Beleza, coluna do mestre Hiram Abif. Também pode ser vista, em muitos Templos, coluna da ordem Compósita, que nada mais é que uma derivação da ordem Coríntia.

A posição das colunetas representa a autoridade em Loja. O 1º Vigilante tem em sua coluneta da ordem dórica abaixada e no início dos trabalhos é levantada porque ele é o encarregado de zelar para que os trabalhos transcorram com disciplina e ordem. A Coluneta levantada simboliza a autoridade do 1º Vigilante durante os Trabalhos Maçônicos, quando esses se encerram, a coluneta volta a repousar e a autoridade passa ao 2º Vigilante que é o responsável pelo descanso e recreação dos Irmãos que levantará a sua coluneta para mostrar a sua autoridade.

Claudio Guillen - ARLS Hugo Simas, 92 - Grande Loja do Paraná (Oriente de Curitiba)

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores