UTILIDADES - Minuto Maçônico

71 - VELAS - 2º

1º - “É fácil compreender que o hábito de manter três velas acesas - particularmente três - é de origem religiosa e provém da Igreja ou da guilda e cuja interpretação moderna pode ou não coincidir”.
2º - Os antigos mantinham certas praxes para que o fogo permanecesse sempre puro, cabendo às Lojas maçônicas, principalmente as do R.E.A.A., depositárias dessas antigas tradições, mantê-las em toda a sua pureza.
3º - As velas não devem ser acesas com isqueiros, nem com fósforos de enxofre ou de quaisquer outras substâncias que produzem mau cheiro e fumaça com fuligem. O melhor será acender as três velas com uma vela intermediária e transmitir o fogo com o seu auxílio, para que a chama possa ser "pura".
4º - Existe no cerimonial da Maçonaria o costume de receber os altos dignitários com estrelas, isto é, com velas sobre tocheiras. Trata-se de um costume antiqüíssimo, já existente entre os romanos, e que a Igreja cristã primitiva veio a adotar.
5º - "Quando um visitante eminente, um dignitário, é introduzido no Templo, precede-o o Mestre de Cerimônias portando uma "Estrela". Não é para "iluminar" o visitante que o fazem preceder por uma tocha, é para simbolizar a "luz" que ele representa".
(pouco ou não mais usados)


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores