1º - O cão tornou-se um animal simbólico pelas qualidades que possui, pela sua utilidade, sendo considerado o mais inteligente de todos os animais.
2º - A formosura de suas formas, a sua vivacidade, ligeireza e forma o fizeram apreciar pelo homem. Embora possa ele ser contado entre os animais mais temíveis, torna-se doméstico e pacífico, gosta de carinhos e deseja tornar-se agradável. A todas estas qualidades, sobressai a fidelidade que supera qualquer prova.
3º - Nada mais natural, pois, que este notável e inteligente animal,tão útil quão necessário ao homem primitivo, fosse tomado como símbolo de um secretário ou ministro e o tornassem o hieróglifo de Mercúrio, a quem representaram com uma cabeça de cão, dando-lhe o nome de Anúbis.
4º - Os filósofos hermetistas dão ao seu Mercúrio os nomes de "cão de Corasceno" ou "cão de Armênia". O cão foi consagrado a Hecate, a Diana, a Marte e a Mercúrio. Entre os romanos era o símbolo de afeto e de fidelidade.
5º - Este animal figura, simbolicamente, em alguns graus maçônicos, como símbolo da fidelidade e do zelo no cumprimento do dever e muito especialmente na lenda dos Eleitos.
Lembre-se,
MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)
Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo