1º - O verbo “tolerare” significa, em latim, suportar. Dá-se-lhe atualmente o sentido de consentir, permitir, condescender relativamente aos pontos de vista alheios. É também uma atitude de indulgência no julgar a outrem e de compreensão para com as suas fraquezas.
2º - Na tolerância, contudo, não há adesão, existe apenas condescendência, isto é, permite-se ou compreende-se que alguém pratique determinada coisa, sem que por isso se tenha desejo de praticá-la também.
3º - A característica da Maçonaria foi a mais absoluta tolerância em matéria de religião e de política, assuntos cuja discussão proscreveu de suas Lojas, diferenciando-se, neste particular, de qualquer agrupamento religioso, político ou de qualquer outra índole.
4º - A maçonaria não tem pretensões a qualquer espécie de poder temporal, a Maçonaria é, no entanto, intransigente defensora da Liberdade e da Democracia, por ela consideradas como os maiores bens conquistados pelo homem.
5º - A Loja maçônica é um lugar onde se devem reunir homens tolerantes de boa vontade, que amem a justiça e a nobreza, homens possuidores de corações puros e sem mancha, desejosos de serem úteis aos outros e que tenham uma verdadeira compreensão desta maravilhosa palavra que se chama Fraternidade.
Lembre-se,
MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)
Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo