1º - Aberturas gradeadas que, em número de três, figuram no painel da Loja de Aprendiz e que se lembram as usadas pelos antigos Maçons para observarem a marcha do sol, que dissipa as trevas; ao meio-dia, que reduz a sombra levada ao seu mínimo, e o pôr do sol e suas belezas.
2º - Têm sido interpretadas como a destruição dos preconceitos, a constatação objetiva do verdadeiro e o respeito às tradições. Outros nelas vêem uma alusão à necessidade que se tem de observar a marcha da Ciência e da Verdade.
3º - A janela do Oriente traz a suavidade da aurora, o seu renovamento de atividade; a do Meio-dia a força e o calor; a do Ocidente dá uma luz sempre enfraquecida que incita ao descanso.
4º - Os trabalhos dos Maçons começam, simbolicamente, ao Meio-dia e terminam à Meia-noite. Começam ao Meio dia quando o Sol irradia com toda a sua força no Templo.
5º - Os Aprendizes são colocados ao Norte porque têm necessidade de ser iluminados; recebem assim em cheio a luz da janela do Meio-dia. Os Companheiros da Arte, colocados ao Meio-dia, necessitam de menos luz e a sombra trazida pelo muro do Templo os ilumina suficientemente.
Lembre-se,
MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)
Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo