1º - Sobre o capitel das colunas B e J, que se acham à porta do templo, em certos ritos, vê-se duas esferas: uma representando a esfera celeste e a outra o globo terráqueo.
2º - No antigo simbolismo da coluna B, havia a interpretação de que esta coluna representava a Terra, por isto que sobre ela é colocada a Esfera Terrestre. Na coluna J, ao Sul, é colocada a Esfera Celeste.
3º - A Esfera Terrestre simboliza as forças materiais do mundo, que o Aprendiz deve tentar dominar. Por outro lado, a Esfera Celeste representa o Universo e simboliza a Cosmografia e a Astronomia, ciências muito aplicadas no cerimonial maçônico e temas de estudo indispensáveis ao Maçom.
4º - As esferas que figuram sobre o capitel das colunas da Ordem, nos templos de muitos graus maçônicos simbolizam a verdadeira ciência que o homem adquire pelo estudo e pela contemplação das maravilhas que nos oferece a Natureza e que nem todos podem compreender.
5º - "As esferas, uma das quais é terrestre e a outra celeste, indicam-nos que o Universo inteiro que se oferece às nossas investigações e que representam o domínio dentro do qual todos temos de trabalhar se quisermos realizar a nossa pedra cúbica".
OBS: Em algumas Obediências são usadas Romãs em vez das Esferas e com significados diferentes.
Lembre-se,
MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)
Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo