1º - Esta ave de rapina, pelas qualidades que lhe foram atribuídas, desde a mais alta antigüidade, tornou-se um dos símbolos mais apreciados da humanidade.
2º - No Egito, na Pérsia e na Grécia, esta ave foi consagrada ao Sol. Foi a ave de Júpiter, entre os gregos, e o emblema da Divindade Suprema entre os druidas.
3º - É o símbolo de cada vidente que olha a luz astral e nela vê a sombra do passado, do presente e do porvir, tão facilmente quanto a águia olha o Sol. Na Cabala, a águia figura o Oriente, o que está à nossa frente; é a imagem de Uriel, o anjo do fogo purificador. (H. P. Blavatski)
4º - Por todas estas razões, a Águia entrou no simbolismo maçônico, onde tem um lugar proeminente, pois que, pela sua força, velocidade, tamanho e valor, ela foi considerada a primeira entre as aves, tornando-se o símbolo do que há de maior e de mais poderoso.
5º - Achando-se ligada a São João Evangelista, que em Maçonaria, simboliza o Solstício de Inverno, a Águia representa esta estação nos banquetes maçônicos.
Lembre-se,
MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)
Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo